logo
  • Unid. I, Vl. São Pedro - Sto André
    (11)4475-6318
     
    Agendamento via Whatsapp
    (11) 99735-5595
  • Unid. II, Jd. Bela Vista - Sto André
    (11)4436-3099
     
    Agendamento via Whatsapp
    (11) 99735-9055
  • Fonoaudiologia & Ortodontia

    Os dentistas encaminham seus pacientes para o fonoaudiólogo para adequar o funcionamento e posicionamento dos órgãos fonoarticulatórios como lábios, língua e bochecha.

    As arcadas dentárias se encontram entre dois grupos musculares cujo equilíbrio é fundamental: por dentro a língua e por fora os lábios e as bochechas. A hipertonia e a hipotonia de um grupo perturba o equilíbrio normal, alterando a morfologia das arcadas e, portanto, a função.

    Motricidade oral é uma especialidade da fonoaudiologia que atua com a prevenção e reabilitação dos músculos da face e das funções neurovegetativas (sucção, deglutição, respiração, mastigação e fala).

    Sucção:

    Promove o desenvolvimento muscular necessário para a fala, mastigação, deglutição e respiração.

    A sucção de hábito oral como chupeta, mamadeira, dedo ou língua pode causar alterações no céu na boca, nos dentes, na mandíbula, afetando a fala, a mastigação, a arcada dentária e a respiração.

             Respiração:

    É vital para o organismo e deve ocorrer com a inspiração do ar pelo nariz onde será filtrado, aquecido e umedecido.

    Com a respiração realizada inadequadamente pela boca, alterações podem ocorrer na musculatura da face, na fala, na arcada dentária, na aprendizagem, na atenção e até na coluna vertebral.

    Mastigação:

    É a função que prepara o alimento para deglutição e contribui para o bom desenvolvimento dos ossos da face.

    Fala:

    Por volta de um ano de idade a criança emite alguns vocábulos com significado e a partir daí as frases mais simples e mais complexas vão acontecendo de acordo com o seu desenvolvimento e estimulação.

    Espera-se que por volta dos quatro anos de idade esteja falando corretamente todos os sons e utilize a linguagem com eficiência.

     

    Paula Santana Buzeto
    Fonoaudióloga CRFª6541

    Leave a reply →